Tenho certeza de que você já ouviu falar que a mãe tem direito a um período de licença do trabalho logo após o nascimento de seu bebê.
Talvez você saiba também que este período que a mãe tem direito é de 120 dias, sim, isso mesmo, 4 meses de licença.
Talvez você ache que é pouco, talvez você ache que é muito…
Minha sincera e humilde opinião é de que este período deveria ser de pelo menos 1 ano pois neste primeiro ano de vida de seu filho ou filha meus amigos… Tanta coisa vai acontecer… Você vai perceber que no final deste período, será outra pessoa!
Acredite, se você abraçar a paternidade como seu novo estilo de vida, você irá mudar para muito melhor.
Quando um filho ou filha nasce, nós tomamos uma overdose de humanidade que nos faz até ficar meio tontos.
Seus valores irão mudar, suas prioridades irão mudar, a vida passará a correr no ritmo dela e não mais na batida acelerada do dia a dia que vocês tinham pouco antes da chegada do pacotinho.
É verdade, tem muitos desafios, mas as partes boas compensam de longe as que não são tão boas e você se lembrará com muito carinho desta fase.
Mas… Voltando ao assunto que motivou este texto, o pai da criança recém-nascida também tem direito a uma licença de incríveis… 5 dias…
Meu pai conta que eu nasci em uma terça feira a noite, aí os 5 dias dele na verdade foram só 3 pois os outros já estavam dentro do final de semana (desculpa aí pai!).
Sinceramente… em 5 dias você não consegue fazer muita coisa… Dependendo do tipo de parto, sua esposa precisará muito de sua ajuda para várias atividades e vai continuar precisando depois destes dias de licença… Quem irá estar com ela? Quem vai ficar com sua família neste momento tão importante?
Mas a boa notícia é que depois que a lei 11.770/08 de 09/09/2008 foi criada você pode e deve aumentar usa licença paternidade de 5 para 20 dias!
E para conseguir isso é bem simples, veja só as 3 únicas coisas que você precisa fazer:
– Verificar se a empresa que você trabalha faz parte do programa “Empresa Cidadã”;
– Solicitar a prorrogação do prazo da licença em até dois dias úteis após o parto;
– Apresentar um certificado de participação de um curso de paternidade responsável.
Os dois primeiros passos podem ser feitos por você sem problemas, basta consultar a empresa e em até dois dias após o parto pedir a prorrogação do prazo.
Para o último passo, vou deixar uma indicação de curso que vale muito a pena para todo aquele que quer se preparar para ser um pai melhor.
Independente de licença paternidade estendida ou não, considere fazer este pequeno investimento para ser o paizão que seus filhos merecem.
Temos um ebook feito com muito carinho para que você possa dar mais alguns passos em direção a uma paternidade incrível.